Existem ideias preconcebidas sobre a fertilidade, que já veem do tempo das nossas avós, e que ao longo destes 10 anos de existência do IVI Lisboa temos verificado que ainda persistem na mente dos nossos pacientes. Selecionámos algumas dessas convicções para desmistificar a sua veracidade. Se está a tentar engravidar este post pode ser-lhe útil, já que nesse período a maioria das pessoas parece querer partilhar as suas experiências e convicções.
Verdades e mitos
É fácil engravidar. Se toda a gente tem filhos, não pode ser difícil.
Mito: Em cada ciclo menstrual , as mulheres em idade fértil têm apenas 25% de hipóteses de conseguir engravidar. Essa, é uma das razões pelas quais se recomenda esperar um ano antes de procurar um especialista em procriação medicamente assistida para avaliar um eventual caso de infertilidade.
O excesso de peso dificulta a gravidez.
Verdade: O excesso de peso e/ou obesidade podem interferir com o sistema hormonal. Além disso, se engravidar aumenta a possibilidade de complicações obstétricas. Se pretende engravidar recomenda-se estar dentro do peso ideal e ter um estilo de vida saudável.
Se tenho menstruação é porque faço a ovulação.
Mito: Não necessariamente. Aproximadamente 35% das mulheres em algum momento da sua vida apresenta anovulação, ou seja, um ciclo menstrual onde não é libertado um óvulo. Pode ser uma razão que explique a infertilidade.
A ovulação ocorre todos os meses no mesmo dia.
Mito: Mesmo com ciclos menstruais regulares, as mulheres não ovulam sempre no mesmo dia. Podemos determinar o período em que provavelmente a ovulação vai ocorrer, mas o dia exato pode variar.
Sabe determinar o seu período fértil? Primeiro é necessário conhecer a duração completa do ciclo menstrual e diminuir 14 dias.
Tenho um filho. Não vou ter problemas em engravidar segunda vez.
Mito: Ter um primeiro filho significa que foi fértil num determinado momento. Podem ocorrer problemas quando se tenta uma segunda gravidez. É chamada infertilidade secundária. É algo mais comum do que se possa pensar.
Sou uma pessoa saudável e por isso posso evitar que os meus óvulos envelheçam.
Mito: Apesar de um estilo de vida saudável contribuir para não acelerar o processo de infertilidade, não é possível evitar o envelhecimento dos óvulos. De facto, a idade é um fator determinante para a fertilidade, e por volta dos 35 anos a qualidade dos óvulos diminuem significativamente.
Se tiver alguma dúvida que gostasse de desvendar sobre fertilidade, deixe-nos o seu comentário para nós ajudarmos a esclarecer.
Comentários estão fechados.