Ovodoação

A Ovodoação permite a uma mulher que não consegue ter filhos com os seus próprios óvulos, engravidar. Esse processo, é possível, com recurso aos óvulos de uma dadora e aos espermatozoides do companheiro, no caso de mulheres que estão num relacionamento. No caso da Maternidade Independente, a opção é recorrer ao banco de dadores do IVI.

Ovodoação
play_arrow https://img.youtube.com/vi/m4ENRIqb0lc/0.jpg

Em que consiste a Ovodoação?

 

Este tratamento de Medicina da Reprodução permite a uma mulher que não consegue ter filhos com os seus próprios óvulos, engravidar com óvulos de uma dadora. Na Ovodoação, é realizada uma FIV (Fertilização In Vitro) com a particularidade de os óvulos serem de uma dadora e os espermatozoides serem do casal, no caso das mulheres que estão num relacionamento. No caso da Maternidade Independente, utiliza-se o esperma de um dador.
Assim, a Ovodoação permite que as mulheres sejam mães, já que de outra forma não seria possível.

 

Perfect Match 360º 

O Perfect Match 360°, é um sistema inovador que garante a atribuição do dador mais adequado com base em critérios fenotípicos (características físicas como etnia, cor dos olhos e cabelos, altura e cor da pele, grupo sanguíneo…), biometria (estudo de semelhança facial) e uma análise genética completa (deteção de mais de 600 doenças genéticas).

Quando recorrer à Ovodoação?

O tratamento de Ovodoação é indicado nos seguintes casos:

Como selecionamos os nossos dadores?

Processo de Ovodoação passo a passo

Primeira visita
1º PASO

Primeira visita

Durante a primeira consulta, avaliam-se os antecedentes médicos, bem como os relatórios de tratamentos de fertilidade prévios, no caso de terem existido. É feita uma avaliação ginecológica da mulher. No caso dos casais heterossexuais, o homem faz a recolha de uma amostra de sémen, para ser analisada e congelada para posteriormente ser usada no tratamento.

Atribuição da dadora: Perfect Match 360°
2º PASO

Atribuição da dadora: Perfect Match 360°

Durante o processo de Ovodoação, para otimizar a atribuição da dadora mais adequada, o IVI possui a tecnologia Perfect Match 360°, que inclui:

  1. Características fenotípicas
  2. IVI Biometric Scan
  3. Análise genética

Dessa forma, não serão levadas em consideração apenas as características físicas como cor dos olhos, altura e compatibilidade de grupo sanguíneo e Rh. Mas também, a semelhança facial, medida através do IVI Biometric Scan, um software de semelhança 3D. Com os resultados obtidos, é escolhido a dadora com maior grau de semelhança com a recetora.

Preparação da paciente
3º PASO

Preparação da paciente

No laboratório, ocorre a fertilização do óvulo da dadora com a amostra de esperma, que pode ser do casal ou de um dador. Em paralelo, a paciente deve receber medicação por 10 dias para preparar o útero e, assim, maximizar as hipóteses de implantação do embrião. Esta preparação do endométrio é sempre orientada pela nossa equipa, que, através dos resultados das ecografias e das análises ao sangue, acompanha a sua correta evolução.

Transferência
4º PASO

Transferência

Os nossos especialistas realizam a transferência do melhor embrião, depositando-o dentro do útero por meio de uma cânula que permite o acesso ao local ideal para implantação. É um procedimento indolor que é realizado sem anestesia. Nesse mesmo dia, após alguns minutos de repouso, a mulher pode fazer a sua vida normal.

Teste de gravidez
5º PASO

Teste de gravidez

11 dias depois da data da transferência, a mulher faz um teste de gravidez de sangue. . Se for positivo, aos 20 dias realizamos uma ecografia de controle., e tem alta do IVI

Porquê o IVI?

Experiência

Experiência

No IVI, há 30 anos que aplicamos as melhores técnicas de Medicina de Reprodução

Portal do Paciente

Portal do Paciente

Tem acesso a um atendimento online completo durante todo o processo

Investigação

Investigação

Investimos em investigação para que ser mãe custe menos

Solicite informações sem compromisso.

Também nos pode contactar gratuitamente através do 800 780 340 / Outros países: (00351) 800 780 340 

Perguntas frequentes

As semanas de gravidez, tanto na gravidez natural, como na Medicina da Reprodução, contam-se desde a data do início da última menstruação, sendo a data prevista de parto umas 40 semanas, depois. Apesar da última menstruação ter sido provocada mediante um tratamento hormonal com contracetivos, conta-se igualmente como data de início podendo contar as semanas de gravidez a partir desse dia.

Outra opção, é ter como referência o dia da transferência embrionária e juntar duas semanas mais, que é aproximadamente o tempo decorrido entre a data da última menstruação e a fecundação do ovócito e primeiros dias de desenvolvimento embrionário.

 

Em general, quando se atribuí a dadora, a duração do tratamento pode oscilar entre um mês e meio a dois meses. É importar lembrar que é necessário realizar todos os exames médicos e esperar os resultados, e uma vez obtidos contrastá-los com a dadora, para confirmar que é adequada.

O tratamento de fertilização in vitro com óvulos doados tem uma elevada taxa de gravidez, é dos tratamentos com maior probabilidade de gravidez. A grande maioria dos casais consegue a desejada gravidez até 3 tentativas pela taxa acumulada de gravidez deste procedimento. A probabilidade não depende da idade e por isso considera-se uma excelente alternativa para todas as mulheres que não conseguem engravidar após os procedimentos convencionais.

Os tratamentos de Ovodoação são procedimentos de alta performance em que é possível engravidar em aproximadamente 60% dos casos e que atingem taxas cumulativas de gravidez de 90% com apenas 3 tentativas. O seu desempenho é independe da idade, por isso é considerado uma excelente alternativa para todas aquelas mulheres que não conseguiram engravidar com procedimentos convencionais.

Atualmente, o preço dos tratamentos ovodoação no IVI começa nos 7.695 euros. Contudo, é importante considerar que o custo final pode variar de acordo com as necessidades de cada paciente, exames que devem ser realizados, etc. Em geral, a medicação não está incluída no orçamento inicial.

Encuentre a sua clínica

Encuentre a sua clínica

Avaliações

Solicite a sua primeira consulta

Voltar ao topoarrow_drop_up