PORQUE É ÚTIL ESTA UNIDADE?

Os tratamentos de procriação medicamente assistida abrem uma porta à esperança de muitos casais que sofrem de problemas de infertilidade e essa esperança culmina, na maior parte das vezes, numa gestação. No entanto, por vezes o casal ou um dos seus membros sente-se inseguro, com diversos medos e sem saber a quem recorrer para falar das suas inquietações. Por isso, no IVI temos a Unidade de apoio psicológico para proporcionar a ajuda e o apoio psicológico necessários para enfrentar o processo com a maior quantidade de recursos e o maior equilíbrio emocional.

QUE PROBLEMAS PODEMOS SOLUCIONAR?

90 % dos nossos pacientes sofre de stress com níveis de ansiedade e sintomas depressivos superiores à média da população. O nosso objetivo é procurar o maior equilíbrio emocional nos casais e evitar que apareça qualquer problema que possa afetar diretamente o casal, tal como as preocupações excessivas, ansiedades ou depressões.

EM QUE CONSISTE O SERVIÇO?

Nas Unidades de Psicologia das clínicas IVI oferecemos serviços que se ajustam às necessidades dos nossos pacientes, segundo os problemas que possam vir a surgir ao longo das diferentes etapas do tratamento de procriação medicamente assistida. Os serviços que se oferecem são:

Programa Preventivo: Programa básico recomendado aos casais para enfrentarem o processo com controlo sobre o seu estado emocional.

Três consultas individuais

  • Depois da 1.ª consulta.
  • Depois do diagnóstico.
  • Ao conhecer o resultado do tratamento.

Quatro sessões de grupo ou individuais

  • Informação e técnicas de relaxamento.
  • Lidar com os pensamentos negativos.
  • Sugestões para enfrentar os dias de espera pelos resultados.
  • Assertividade e prevenção de resposta face a possíveis resultados.

Jornadas Formativas: Sessões de grupos de formação em técnicas para controlar os estados emocionais.
Tratamento psicológico: Terapia individual às pessoas que o exijam ou que apresentem sintomas de significação clínica com um tratamento específico para cada pessoa.
Consultas à unidade: Aconselhamento perante problemas, crises ou dúvidas que podem surgir ao longo do processo.