Solicite informações ou consulta

Unidade de Endometriose

Na Unidade de Endometriose do IVI contamos com uma equipa de especialistas para dar uma atenção especial às doentes que sofrem desta silenciosa e dolorosa doença, com o objetivo de melhorar a sua qualidade de vida, prevenir a sua possível progressão e preservar a fertilidade, mediante a aplicação de programas de tratamento personalizados.

1-Unidad-de-apoyo-psicologico

O que é a endometriose e quando se deve suspeitar?

A endometriose é uma doença ginecológica crónica de origem desconhecida que se caracteriza pela presença de endométrio fora da cavidade endometrial. A sua localização mais frequente são os ovários embora possa afetar outros orgãos. Manifesta-se sobretudo pela dor pélvica crónica e ou durante a menstruação que em algumas circunstâncias é incapacitante.

Os principais sintomas que devem fazer suspeitar da presença de endometriose são:

  • Dor intensa durante a menstruação
  • Dor durante as relações sexuais
  • Dor ao urinar ou evacuar
  • Dor pélvica crónica
  • Esterilidade ou infertilidade

Outros sintomas que podem estar presentes nestas doentes são: a hemorragia ao urinar ou evacuar, a fadiga e a hemorragia durante as relações sexuais e alteração do humor.

Que problemas se podem resolver?

  • Dismenorreia (dor com a menstruação): É a forma mais frequente de apresentação da doença.
  • Dispareunia (dor nas relações sexuais).
  • Dor pélvica crónica (dor com duração maior ou igual a 6 meses).
  • Infertilidade associada: no IVI dispomos de todas as técnicas de reprodução assistida existentes assim como das últimas novidades tencológicas para conseguir os melhores resultados.
  • Progressão da doença: através de revisões periódicas e da aplicação de tratamentos preventivos.
  • Sintomas instestinais ou urológicos asociados à doença

Porque é útil esta unidade?

A endomtriose atinge aproximadamente 10% das mulheres em idade fértil e os sintomas afetam de forma dramática a qualidade de vida destas pacientes. Na maioria dos casos é feito um diagnóstico tardio doença, devido à falta de informação e à ausência de unidades específicas, o que tem implicações negativas a nível psicológico e social uma vez que estas mulheres se sentem incompreendidas.
No IVI queremos ajudar estas doentes no diagnóstico e tratamento desta doença e procurar que se sintam ouvidas e apoiadas a todo o momento.
Para isso, nesta Unidade, é efetuado um estudo individualizado da doença e do seu estadio através da realização de vários testes diagnósticos, tratamento de todos os sintomas e problemas relacionados com a endometriose e seguimento da doença para evitar a sua possível progressão.

Em que consiste este serviço?

Nas nossas clínicas oferecemos uma atenção personalizada a todas as doentes com endometriose para as ajudar a escolher a opção de tratamento que melhor se adeque às suas necessidades, desejos e prioridades.
Para isso contamos com uma equipa multidisciplinar de profissionais altamente qualificados (ginecologistas, cirurgiões, imagiologistas e psicólogos), a melhor tecnologia e protocolos individualizados para oferecer soluções com garantia e com um excelente trato humano.
Na primeira consulta o médico especialista avaliará detalhadamente o seu caso e solicitará os testes diagnósticos necessários para poder definir o tratamento mais adequado à situação da sua doença.

TRATAMENTO MÉDICO E CONSELHO CONTRACETIVO

A endometriose afeta mulheres jovens muitas delas têm poucos sintomas e não desejam no momento engravidar.
Neste grupo de doentes o tratamento com medicação é uma boa opção uma vez que melhora a dor e diminui a possível progressão da doença. Nas clínicias IVI ajudamos na escolha do tratamento médico mais adequado a cada mulher.

TRATAMENTO CIRÚRGICO

A endometriose profunda é a forma mais grave de afeção desta doença e aquela que se associa aos sintomas mais incapacitantes. Na maioria destas doentes o tratamento cirúrgico é o indicado e consiste na recessão das lesões endometriais nas suas diferentes localizações obtendo-se uma melhoria dos sintomas de dor, com a consequentemente melhoria na qualidade de vida destas doentes.
A cirurgia de endometriose é uma cirurgia complexa. Para a sua realização é necessário uma equipa multidisciplinar (ginecologista, cirurgião geral, urologista, enfermeira e anestesista), especializada em laparoscopia avançada, que consiga oferecer um tratamento completo às mulheres com esta patologia. No IVI dispomos desta equipa e estamos preparados para melhorar a vida destas doentes.

PRESERVAÇÃO DA FERTILIDADE

A presença de endometriose nos ovários (endometriomas) assim como a extração destes quistos através da cirurgia, pode afetar a função ovárica destas doentes diminuindo não só a quantidade como a qualidade dos seus óvocitos. Se a isto se associa, o adiar da maternidade que existe atualmente, a preservação da fertilidade por diferentes técnicas, como a vitrificação de ovócitos, é altamente recomendável nestas mulheres sobretudo antes da realização da cirurgia.
No IVI somos pioneiros na aplicação deste tipo de técnicas e dispomos dos melhores laboratórios e avanços tecnológicos para a obtenção, criopreservação e armazenamento destes ovócitos.

TÉCNICAS DE PROCRIAÇÃO MEDICAMENTE ASSISTIDA

Entre 20-25% de mulheres com endometriose sofrem de esterilidade ou infertilidade. Muitas destas pacientes vão necesitar de realizar um tratamento de reprodução assistida para conseguir realizar o seu sonho de serem mães.

APOIO PSICOLÓGICO

Tanto a dor, nas suas diferentes manifestações, como a esterilidade-infertilidade, deterioram de forma dramática a qualidade de vida destas mulheres afetando a sua esfera pessoal e laboral e criando situações de ansiedade e stress pelo que necessitam de ajuda profissional. Nas diferentes clínicas IVI dispomos de Unidades de Psicologia que têm como objetivo aumentar a qualidade de vida oferecendo às nossas doentes o apoio psicológico em paralelo com o tratamento desta doença nos seus diferentes aspetos. Este apoio psicológico é sobretudo útil nas mulheres com endometriose e dor que realizem um tratamento cirúrgico ou uma técnica de reprodução assistida