1. Nome, cargo e há quantos anos estás no IVI Lisboa?
Chamou-me Catarina Sousa, sou enfermeira e trabalho há 7 anos no IVI Lisboa.
2.Qual a razão que te levou a escolher a tua profissão?
Fiz um curso de primeiros socorros e percebi que a minha vocação seria cuidar do próximo. O poder ajudar as pessoas que numa determinada situação específica de vida necessitam dos nossos cuidados foi para mim o ponto de partida. Enfermagem é a ciência de cuidar.
3.Queres partilhar alguma história que tenha marcado o teu percurso no IVI?
Já há uns anos tivemos o caso de uma criança de 14 anos com diagnóstico de osteosarcoma, que veio para preservar ovócitos. Marcou-me pela idade e gostaria de saber se sobreviveu.
Também me marcou a história de um casal amigo que após o diagnóstico de menopausa precoce, fez tratamento com doação de ovócitos onde engravidou de uma menina. Agora e três anos depois, veio transferir os dois últimos embriões que tinha congelados e estão grávidos de um casal. O IVI faz milagres pela vida.
4. As enfermeiras acompanham de uma forma muito próxima o percurso dos casais aqui no IVI, queres contar-nos um momento particularmente comovente?
Com o programa “Preserva” chegaram-nos histórias oncológicas menos felizes. Recordo-me de uma senhora, também ela enfermeira, com um carcinoma invasivo, que pela sua idade, profissão ou talvez só pelo diagnóstico me comoveu imenso. Vi naquele casal toda uma vida ainda por viver…
5. O IVI faz 10 anos, diz-nos uma palavra que traduza o melhor de cada ano que passaste no IVI?
Estes 7 anos foram para mim:
Sabedoria
União
Competência
Experiência
Socialização
Saúde Reprodutiva
Objetivos
As iniciais destas sete palavras traduzem-se na palavra: “Sucesso”.
Comentários estão fechados.