Maio 5, 2016

Entrevista Solange Machado – embriologista

IVI
  1. Nome, cargo e há quantos anos estás no IVI Lisboa?

Sou a Solange Machado, sou embriologista e estou há 1 ano no IVI.

  1. Qual a razão que te levou a escolher a tua profissão?

O poder de gerar e observar uma vida humana desde as suas dimensões mais microscópicas. Para além disso é muito gratificante saber que o trabalho que desempenho como embriologista permite a realização de um dos maiores sonhos de muitos casais, ter um filho.

  1. Os embriologistas trabalham no “coração” de uma clínica de fertilidade, querem contar-nos como é o dia a dia dentro do laboratório de fecundação in vitro?

O nosso dia a dia passa pela manipulação de gâmetas, observação e classificação de embriões, congelação e descongelação de gâmetas e embriões, e transferência de embriões para o ambiente uterino. Há quem possa pensar que será um trabalho rotineiro, mas a verdade não é essa. A cada dia temos de nos debater com novos desafios e dilemas. A embriologia não é uma ciência exacta.

4. Para a maioria das pessoas o que se passa dentro de um laboratório de FIV, parece ser ficção científica. Como descrevem a sensação de gerarem vida no vosso dia a dia?

É fascinante ver todos os dias a evolução de um ser humano desde a sua forma mais simples. Ver como partimos todos da mesma base, mas que desde muito cedo somos todos tão distintos.

5. O IVI faz 10 anos, diz-nos uma palavra que traduza o melhor de cada ano que passaste no IVI? 

Excelência.

 

Solicite a sua primeira consulta:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Voltar ao topoarrow_drop_up