Conversámos com a Dra. Vânia Costa Ribeiro, ginecologista IVI Lisboa, sobre um assunto que muitos casais enfrentam, mas raramente discutem abertamente: a relação entre stress, fertilidade e vida sexual. É uma etapa que pode ser complicada, cheia de altos e baixos, pelo que se está a tentar engravidar não deixe de ler este artigo até ao fim.
Stress e fertilidade: o impacto na intimidade do casal
Não é segredo que o stress é inimigo de uma sexualidade saudável e prazerosa, tanto mais pode quando se trata de tentar engravidar, a pressão pode atingir níveis ainda mais elevados. O que era para ser um momento de conexão e intimidade pode transformar-se numa corrida frenética para alcançar um objetivo que parece cada vez mais distante.
Os desafios do caminho para a gravidez
À medida que os meses passam e a gravidez não chega, a dinâmica do casal muda. O que antes era espontâneo e emocionante pode se tornar mecânico e planeado, centrado apenas nos dias férteis da mulher. E é aí que o stress realmente começa a se manifestar, afetando não apenas a libido, mas também a saúde mental e emocional.
Especificamente, nos homens, é mais comum encontrar alterações na ereção ou ejaculação precoce. Nas mulheres, há uma diminuição do desejo, incapacidade de orgasmo ou mesmo desconforto ou dor devido ao stress que o ato pode gerar, bem como uma diminuição na resposta sexual em ambos. Isto porque, nas tentativas para alcançar uma gravidez, especialmente a médio e longo prazo, o encontro sexual é cada vez mais mecânico e planeado em torno da ovulação, o que causa uma perda progressiva da libido e ansiedade por antecipação.
Estratégias para superar os obstáculos
Então, como podemos enfrentar essa montanha-russa emocional? A chave está na comunicação aberta e no apoio mútuo. Não tenha medo de falar sobre seus sentimentos e preocupações com seu parceiro. E, se necessário, não hesite em procurar a ajuda de um especialista.
O apoio psicológico será útil para delinear as melhores estratégias para ajudar os casais a superar dificuldades. Após uma avaliação da situação inicial, o especialista ajudará a “reprogramar” esta área da intimidade do casal, separando-a da finalidade reprodutiva e afastando sentimentos de ansiedade.
Redescobrir a intimidade
No final do dia, lembre-se que as relações sexuais não são apenas sobre conceber um bebé, mas também sobre fortalecer o vínculo emocional com seu parceiro. Então, respire fundo e lembre-se de que estão juntos nesta etapa de tentativas para a gravidez.
Esperamos que post tenha sido útil e que a ajude a enfrentar os desafios da fertilidade com mais confiança e compreensão. Se tiver alguma dúvida, não hesite em escrever-nos nos comentários. A Dra. Vânia terá muito gosto de responder.
Comentários estão fechados.