- Nome, cargo e há quantos anos estás no IVI Lisboa?
Sou a Solange Machado, sou embriologista e estou há 1 ano no IVI.
- Qual a razão que te levou a escolher a tua profissão?
O poder de gerar e observar uma vida humana desde as suas dimensões mais microscópicas. Para além disso é muito gratificante saber que o trabalho que desempenho como embriologista permite a realização de um dos maiores sonhos de muitos casais, ter um filho.
- Os embriologistas trabalham no “coração” de uma clínica de fertilidade, querem contar-nos como é o dia a dia dentro do laboratório de fecundação in vitro?
O nosso dia a dia passa pela manipulação de gâmetas, observação e classificação de embriões, congelação e descongelação de gâmetas e embriões, e transferência de embriões para o ambiente uterino. Há quem possa pensar que será um trabalho rotineiro, mas a verdade não é essa. A cada dia temos de nos debater com novos desafios e dilemas. A embriologia não é uma ciência exacta.
4. Para a maioria das pessoas o que se passa dentro de um laboratório de FIV, parece ser ficção científica. Como descrevem a sensação de gerarem vida no vosso dia a dia?
É fascinante ver todos os dias a evolução de um ser humano desde a sua forma mais simples. Ver como partimos todos da mesma base, mas que desde muito cedo somos todos tão distintos.
5. O IVI faz 10 anos, diz-nos uma palavra que traduza o melhor de cada ano que passaste no IVI?
Excelência.
Comentários estão fechados.