Na Unidade de Endometriose do IVI contamos com uma equipa especializada para oferecer atendimento integral aos pacientes que sofrem desta doença desconhecida e dolorosa com o objetivo de melhorar sua qualidade de vida.
No IVI Lisboa temos profissionais preparados para atender pacientes com Endometriose. Uma doença desconhecida e dolorosa. O objetivo é melhorar a sua qualidade de vida, prevenir a possível progressão e preservar a sua fertilidade, mediante a aplicação de programas personalizados de tratamento.
A endometriose afeta 10% das mulheres em idade reprodutiva e os sintomas que produz afetam drasticamente a qualidade de vida dessas pacientes. Muitas vezes ocorre atraso no diagnóstico da doença, por falta de informação e ausência de unidades específicas, o que produz repercussões psicossociais negativas com sentimento de incompreensão e “solidão” por parte das pessoas ao seu redor.
No IVI queremos ajudar estas pacientes no reconhecimento e tratamento desta doença e fazer com que se sintam ouvidos e apoiados em todos os momentos.
Para isso, realizamos um estudo individualizado da doença por meio de diversos exames diagnósticos, todos os sintomas e problemas relacionados à endometriose são tratados, e também se realiza um seguimento para prevenir a sua possível progressão.
A endometriose é uma doença ginecológica crónica de origem desconhecida, definida como a presença de endométrio fora da cavidade endometrial. A localização mais comum são os ovários, embora possa afetar muitos outros órgãos. É caracterizada principalmente por produzir dor durante a menstruação ou dor pélvica crónica que às vezes se torna incapacitante.
Os principais sintomas que devem fazer suspeitar a presença de endometriose são::
Outros sintomas que podem estar presentes nestas pacientes são: sangramento ao urinar ou defecar, cansaço, sangramento durante as relações sexuais e alterações do ritmo intestinal.
Nas nossas clínica IVI. Oferecemos atendimento personalizado a todas as pacientes com endometriose para ajudá-las a escolher a opção de tratamento mais adequada de acordo com suas necessidades, desejos e prioridades.
Para isso contamos com uma equipa de profissionais preparados para atender estas pacientes, a melhor tecnologia e protocolos individualizaos, para oferecer as melhores soluçºoes com garantias e com um excelente trato humano.
Numa primeira consulta, um médico especialista estudará cuidadosamente o seu caso e solicitará diversos exames diagnósticos, a fim de oferecer o tratamento mais adequado para a situação da sua doença.
A endometriose afeta mulheres jovens, muitas das quais apresentam poucos sintomas e não desejam ser mães.
Nesse grupo de pacientes, o tratamento com diferentes tipos de medicamentos é uma boa opção, pois melhora a dor e reduz a possível progressão da doença. Nas clínicas IVI ajudamos na escolha do tratamento médico mais adequado para cada uma.
La endometriosis profunda es la forma más severa de afectación de esta enfermedad y la que produce los síntomas más invalidantes. En la mayoría de estas pacientes el tratamiento quirúrgico es el indicado y consiste en la resección de las lesiones endometriósicas en sus diferentes localizaciones, consiguiendo una mejora de los síntomas de dolor y en consecuencia de la calidad de vida de estas pacientes.
La cirugía de la endometriosis profunda es una cirugía de alta complejidad. Para su realización se necesita un equipo multidisciplinar (ginecólogo, cirujano digestivo, urólogo, enfermera, anestesista) especializado en laparoscopia avanzada que pueda ofrecer un tratamiento integral a mujeres con esta patología. En IVI disponemos de este equipo y estamos preparados para mejorar la vida de estas pacientes.
A existência de endometriose ao nível dos ovários (endometriomas), bem como a remoção cirúrgica destes quistos podem afetar a função ovárica destas pacientes, reduzindo tanto a quantidade como a qualidade dos seus óvulos. Se somarmos a isso o atual adiantamento da maternidade, a preservação da fertilidade por meio de diferentes técnicas, como a vitrificação de ovócitos, é altamente recomendável nestas mulheres, principalmente antes de se submeterem à cirurgia.
No IVI somos pioneiros na aplicação deste tipo de técnica e contamos com os melhores laboratórios e avanços tecnológicos para obtenção, criopreservação e armazenamento dos referidos ovócitos.
Entre 20-50% das mulheres com endometriose têm esterilidade-infertilidade. Muitas dessas pacientes precisarão de tratamento de fertilidade para realizar seu sonho de serem mães. O IVI é um centro de referência mundial em medicina da reprodução.
Tanto a dor, em suas diferentes formas de expressão, quanto a esterilidade-infertilidade, deterioram drasticamente a qualidade de vida dessas mulheres, afetando a sua vida pessoal e profissional e criando situações de ansiedade e estresse que necessitam de ajuda profissional. Nas diferentes clínicas IVI contamos com Unidades de Psicologia que visam aumentar a qualidade de vida dos nossos pacientes, oferecendo-lhes apoio psicológico paralelo ao tratamento desta doença nas suas diversas vertentes. Este apoio psicológico é especialmente útil para aquelas mulheres com endometriose e dor que se submetem a tratamento cirúrgico ou a uma técnica de procriação medicamente assistida.
Normalmente, a técnica básica que inicialmente sugere a presença de endometriose é a ecografia, na qual o diagnóstico é baseado em uma imagem típica como a presença de quistos ováricos com padrão específico. Além disso, este diagnóstico pode ser apoiado por em análises (CA-125), embora não seja um teste comum no diagnóstico de endometriose. Por outro lado, podemos falar em laparoscopia, que nos permite observar o interior do abdómen. Quando o diagnóstico de endometriose por ecografia não é claro ou os valores do marcador CA-125 estão altamente alterados, provavelmente serão solicitados exames adicionais, como TAC ou ressonância magnética.
Veja qual a clínica IVI mais perto de si