Os efeitos da poluição estão em todas as partes, isso não é nenhuma novidade. Mas sabes que existe uma relação entre poluição e infertilidade masculina? Além da poluição atmosférica, os poluentes e produtos químicos contidos nos alimentos também são prejudiciais. “Tanto a carne bovina, como a de frango possui um alto grau de contaminação com hormonas femininas, o estrogénio. Esta hormona é dada aos animais com o objetivo de amaciar a carne. Quando o homem consome alimentos carregados de estrogénio também está a ingerir esta hormona, podendo produzir alterações de qualidade e quantidade dos espermatozóides”.
Risco mais elevado para quem trabalha com pesticidas
Trabalhar com pesticidas, especialmente em locais onde existem estufas é um risco adicional à fertilidade masculina quando no pesticida existe determinada atividade hormonal.
O número de pessoas que sofrem com efeitos da infertilidade causados pela poluição atmosférica é maior nas cidades maiores, onde os habitantes ficam mais expostos aos poluentes. No entanto, a reação a essa exposição é particular a cada organismo. Portanto, que uma pessoa viva numa grande cidade ou trabalhe com pesticidas não significa que ela será infértil, mas sim que os riscos são maiores.
E agora? Como evitar que a poluição interfira na fertilidade?
Infelizmente diminuir a poluição ambiental não depende apenas de uma pessoa, apesar de, como cidadãos, devemos pensar nas pequenas contribuições que podemos fazer, como reduzir o uso do carro. Outra atitude que está ao alcance para diminuir os efeitos da poluição no nosso organismo é através da alimentação. Observe a procedência dos alimentos na hora de fazer as compras, evitando o excesso e industrializados e sempre que possível, dê preferência aos produtos orgânicos.
Comentários estão fechados.