Março 26, 2019

O 8th Internacional IVIRMA Congress, um congresso sustentável

8th Internacional IVIRMA Congress celebra-se nos próximos dias 4,5 e 6 de abril em Palma de Mallorca – Espanha. Está entre os três mais relevantes eventos do setor da medicina reprodutiva. Ao longo destes três dias serão partilhados resultados de alguns dos mais atuais estudos científicos com o intuito de otimizar a prática clínica e assim melhorar os resultados dos tratamentos de fertilidade. Além disso, esta edição estará sustentada em uma estratégia sustentável, definida pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) propostos pela Organização das Nações Unidas (ONU) em setembro de 2015.

IVIRMA Congress

Solicite a sua primeira consulta:

Bianualmente reúnem-se neste congresso importantes personalidades que se dedicam a investigar temáticas que tornam possível evoluir no campo da medicina reprodutiva e encontrar solução para a procura cada vez mais maior de tratamentos de procriação medicamente assistida para engravidar. “Sendo um Congresso de referência e baseado no nosso objetivo de progresso e inovação, nesta edição apostámos numa estratégia sustentada e integrada nos objetivos da ONU, conscientes da importância de adotar uma estratégia empresarial comprometida com estes marcos globais”, explica o Dr. Javier Marqueta, diretor do IVI Mallorca.

O compromisso do IVI pela sustentabilidade tem por base as seguintes vertentes: Económica, Social e Ambiental. Na edição anterior do Congresso, que se realizou em Bilbao, foi a primeira vez que aplicámos uma estratégia sustentável na organização do evento. E inclusivamente fomos premiados pelo Pais Vasco com o certificado de eventos sustentáveis. Este ano, demos um passo mais à frente nesta orientação estratégica e compromisso social e ambiental do evento.

O plano de sustentabilidade articula-se em torno de quatro âmbitos relacionados com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. Uma iniciativa mundial lançada por esta organização com o objetivo de pôr fim à pobreza, proteger o planeta e garantir que todas as pessoas gozem de paz e prosperidade.

Economia circular: Filosofia de resíduos 0

O objetivo é minimizar o consumo de materiais e incorporar critérios de recuperação, reutilização e reciclagem. E entre as medidas adaptadas destaca-se:

  • digitalização de documentos para evitar o consumo de pepel mediante a criação de uma APP para o Congresso
  • minimizar os elementos do Pack de Boas-vindas e utilização de materiais reutilizados e reciclados para a sua fabricação
  • Um manual de boas práticas para os stands
  • Separação de resíduos efetiva para facilitar a gestão e reciclagem.

Alterações climáticas

O objetivo é ser um Congresso Neutro em emissões de gases com efeito de estufa, otimizar o uso da energia, consumir energia de fontes renováveis e realizar a compensação de emissões de GEI emitidas.

Neste sentido foram implementadas medidas de poupança e eficiência energética nas instalações do Congresso, fomento da mobilidade e compensação de emissões através do apadrinhamento de projetos locais.

Pessoas

Incorporação de critérios sociais e fomento da acessibilidade com o objetivo de ter um congresso sem barreiras físicas e criação de uma vertente social através da doação a uma associação local.

Com a finalidade e aplicar os objetivos acima definidos foi feito um acordo de colaboração com a Fundação Adecco para a inserção laboral no Congresso de pessoas com risco de exclusão, na vertente Social e Ambiental através da doação de 3.000€ a um projeto selecionado pelos participantes do evento e a cedência de um stand a uma ONG para darem a conhecer o seu trabalho.

Recursos naturais e produção local

Entre os objetivos estabelecidos destaca-se o consumo de produtos locais, a luta contra o desperdício alimentar e os resíduos associados. Além disso, o objetivo é reduzir em 60% a quantidade de plásticos do serviço de catering.

Desta forma os dispensadores de água são do projeto social 3 Glops, através do qual se apoia a inserção socio-laboral de pessoas com saúde mental, catering com produtos locais e luta contra o desperdício alimentar.

Pode encontrar mais detalhes sobre o plano de sustentabilidade do congresso aqui.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Voltar ao topoarrow_drop_up