Abril 13, 2015

Mulherendo ajuda na vida da mulher com Endometriose

Mulherendo ajuda na vida da mulher com Endometriose

A Mulherendo é a Associação Portuguesa de Apoio a Mulheres com Endometriose,  existente em Portugal há cerca de dois anos e que tem por objetivo principal promover e fomentar o apoio, a reabilitação e/ou recuperação física e psicológica da mulher com esta doença, através da informação e cooperação direta.

Atualmente o número de mulheres que sofrem de Endometriose, é de aproximadamente 10% da população feminina em idade reprodutiva, no entanto, este número tem aumentado nos últimos anos, pelo que é urgente a divulgação da patologia, para que a mulher esteja ciente dos sintomas, prevenindo-se assim, antecipadamente, quanto à evolução da doença.

A Organização endometriosis.org, estima que haja já 176 milhões de doentes em todo o mundo.

De acordo com a informação presente no site da Mulherendo, escrita pelo Dr. António Setúbal – Ginecologista: ” não sendo a Endometriose uma doença maligna, as formas mais graves da doença comportam-se como um cancro, invadindo a pélvis. No entanto, no caso particular dos endometriomas (quistos de Endometriose dos ovários), parece haver uma correlação evidente com um tipo particular de cancro do ovário, chamado carcinoma de células claras. Por isso, o tratamento deste tipo de Endometriose é cada vez mais necessário. Uma atitude expectante perante quistos de Endometriose do ovário pode ser comprometedora.”

Solicite a sua primeira consulta:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Voltar ao topoarrow_drop_up