Técnica para melhorar as características do endométrio e aumentar as probabilidades de gravidez com plasma rico em fatores de crescimento (PRGF)
Índice de conteúdos
O plasma rico em fatores de crescimento (PRGF) é uma tecnologia inovadora que levou a importantes avanços clínicos no campo da medicina e que começou a ser utilizada como alternativa no tratamento do endométrio refratário.
Esta tecnologia baseia-se nos princípios da Medicina Regenerativa, cujo objetivo é restaurar “o ambiente biológico” imitando e acelerando os processos de regeneração do próprio organismo. Este tratamento consiste na obtenção de fatores de crescimento a partir do próprio plasma sanguíneo da paciente, que serão aplicados posteriormente no endométrio para induzir a sua regeneração.
Situações clinicas nas quais através de tratamentos hormonais o endométrio não cresce de forma fisiológica até uma espessura que garanta maior probabilidade de gravidez.
O estado do endométrio é um dos determinanates do resultado de um tratamento de procriação medicamente assistida.
Existem casos nos quais não conseguimos que o endométrio, seja de c forma fisiológica seja com o uso de farmacos, cresça até à espessura que necessitamos. Dita situação que é conhecida na Medicina Reprodutiva como endométrio refratário.
Com o IVI Regenera Endo procuramos regenerar estes endométrios através da obtenção de fatores de crescimento a partir do próprio plasma sanguíneo da paciente. Graças aos fatores de crescimento ativos libertados durante este tratamento, buscamos uma maior probabilidade de conseguir com que os endométrios refratários atinjam uma espessura satisfatória que favoreça a implantação.
O tratamento do endométrio refratário inclui o processamento da amostra de sangue da paciente e recuperação de plasma enriquecido em fatores de crescimento.
No caso do IVI Regenera Endo, o tratamento consiste na instilação em série, na cavidade uterina, de três frações deste plasma enriquecido a cada 48 horas, para posterior transferência embrionária. O tratamento é ambulatório e após um curto período de observação, a paciente pode ir para casa.