Telefone a IVI (de Portugal) +351 800 780 340 / Outros países: +34 960 451 185
Portal do Paciente
Portugal
Brasil Chile Deutschland España France International Italia Panamá Portugal Russia UK
IVI PT
    • DIAGNÓSTICO DE FERTILIDADE

      • Pack Diagnóstico IVI
      • Pack Mamãs²
    • PROCRIAÇÃO ASSISTIDA

      • Inseminação artificial (IA)
      • Fecundação in vitro (FIV)
      • Método ROPA
      • Ovodoação
      • FIV Genetic (FIV + PGT-A)
      • Reprodução de Alta Complexidade
      • Preserva
      • Ver todos os nossos tratamentos >
    • ESCLAREÇA AS SUAS DÚVIDAS

      • Causas da infertilidade
      • Primeira consulta
      • Qualidade e melhoria contínua
      • Fertility day on demand
    • TÉCNICAS AVANÇADAS

      • ICSI
      • Vitrificação de ovócitos
      • EmbryoScope®
      • Doação de sémen
      • MACS
      • IVI Regenera (PRGF)
    • ESPECIALIDADES MÉDICAS

      • Endocrinologia
      • Genética
      • Apoio psicológico
      • Cirurgia de ambulatório
      • Imunologia
      • Endometriose
    • TESTES GENÉTICOS

      • PGT
      • Testes pré-natais não invasivos: Neo24
      • GeneSeeker: Teste de Compatibilidade Genética
    • -

      • Preços
    • PLANOS PERSONALIZADOS

      • IVI Baby
      • IVI Contigo
  • Clínica Lisboa
    • Os nossos dadores

      • Banco de óvulos
    • Queres doar?

      • Dadora de ovulos – IVIDoa
      • Dador de esperma – IVIdador
    • Especialistas

      • Equipa médica
    • Conteúdo

      • Blog
      • Notas de imprensa
      • A Linguagem da Fertilidade
Marque uma consulta
  • DIAGNÓSTICO DE FERTILIDADE

    • Pack Diagnóstico IVI
    • Pack Mamãs²
  • PROCRIAÇÃO ASSISTIDA

    • Inseminação artificial (IA)
    • Fecundação in vitro (FIV)
    • Método ROPA
    • Ovodoação
    • FIV Genetic (FIV + PGT-A)
    • Reprodução de Alta Complexidade
    • Preserva
    • Ver todos os nossos tratamentos >
  • ESCLAREÇA AS SUAS DÚVIDAS

    • Causas da infertilidade
    • Primeira consulta
    • Qualidade e melhoria contínua
    • Fertility day on demand
  • TÉCNICAS AVANÇADAS

    • ICSI
    • Vitrificação de ovócitos
    • EmbryoScope®
    • Doação de sémen
    • MACS
    • IVI Regenera (PRGF)
  • ESPECIALIDADES MÉDICAS

    • Endocrinologia
    • Genética
    • Apoio psicológico
    • Cirurgia de ambulatório
    • Imunologia
    • Endometriose
  • TESTES GENÉTICOS

    • PGT
    • Testes pré-natais não invasivos: Neo24
    • GeneSeeker: Teste de Compatibilidade Genética
  • -

    • Preços
  • PLANOS PERSONALIZADOS

    • IVI Baby
    • IVI Contigo
Clínica Lisboa
  • Os nossos dadores

    • Banco de óvulos
  • Queres doar?

    • Dadora de ovulos – IVIDoa
    • Dador de esperma – IVIdador
  • Especialistas

    • Equipa médica
  • Conteúdo

    • Blog
    • Notas de imprensa
    • A Linguagem da Fertilidade
Chamada gratuita
Contacte-nos

Março 4, 2019

Vitrificar óvulos antes dos 35 anos aumenta em 40% a taxa de sucesso de gravidez

Inicio Notas de Imprensa Vitrificar óvulos antes dos 35 anos aumenta em 40% a taxa de sucesso de gravidez
Vitrificar óvulos antes dos 35 anos aumenta em 40% a taxa de sucesso de gravidez

A possibilidade de preservar o potencial reprodutivo representou um grande avanço para a medicina reprodutiva. As doentes diagnosticadas com cancro que se submetam a um tratamento de quimioterapia ou radioterapia que pode afetar a fertilidade ou aquelas mulheres que por qualquer outra razão queiram adiar o seu projeto reprodutivo, têm a opção de vitrificar os seus óvulos, e no futuro, se decidirem engravidar e não conseguirem de forma espontânea, podem recorrer aos mesmos.

“Em Portugal, como no resto da Europa, a tendência atual é adiar a maternidade por vários motivos (aposta na carreira, maior estabilidade e independência financeira ou simplesmente não ter a pessoa certa ao seu lado), por isso surgiu o conceito de preservação de fertilidade «social», que permite às mulheres gerir a sua vida de acordo com os seus objetivos. A altura ideal para fazê-lo é até aos 35 anos para poder «guardar» os ovócitos em quantidade suficiente e de boa qualidade. É um processo simples e rápido que se conclui em cerca de duas semanas”, explica a ginecologista, Dra. Tatiana Semenova do IVI Lisboa.

Recentemente, a prestigiada revista Human Reproduction, publicou um estudo liderado pela Dra. Ana Cobo, diretora da Unidade de Criobiologia do IVI, intitulado “Elective and oco-fertility preservation: factors related to IVF outcomes”, no qual também participaram os doutores José Remohí, Antonio Pellicer e Juan Antonio García-Velasco. Este dá resposta às principais dúvidas das mulheres em relação à preservação de fertilidade, e inclui estatísticas acerca da taxa de gravidez que pode alcançar uma mulher que vitrifique os seus óvulos, em função da idade e do número de ovócitos que vitrifique.

“Um dado muito chamativo é que as mulheres menores de 35 anos que preservaram a sua fertilidade por motivos sociais alcançaram uma taxa de sucesso de 94% ao obter 24 ovócitos para vitrificar, enquanto as que tinham mais de 35 anos, com uma quantidade semelhante de ovócitos, apenas chegavam a 50% de probabilidade de gravidez de termo. Daí a importância de preservar a fertilidade antes dos 35 anos, algo que desde sempre insistimos por conhecermos o efeito da idade na qualidade dos óvulos”, explica a Dra. Ana Cobo.

No grupo de doentes que vitrificam por motivos oncológicos não se observa a mesma tendência, em grande parte devido ao tamanho da amostra que regressa para utilizar os óvulos vitrificados (ver gráfico abaixo).

O estudo é uma amostra da realidade social, que indica como o grupo maioritário de mulheres que preserva a sua fertilidade por motivos sociais continua a situar-se acima dos 35 anos. De facto, este último grupo aglutina mais de 70% das mulheres que preservaram a sua fertilidade por motivos sociais no IVI, e 15% tinham mais de 40 anos. Esta tendência inverte-se no caso dos ciclos de onco-fertilidade, em que 70% das doentes tinha menos de 35 anos.

A Dra. Tatiana Semenova complementa: “na clínica IVI Lisboa também temos o programa de preservação de fertilidade gratuito para os doentes oncológicos (homens e mulheres) que permite a possibilidade de preservação do seu potencial reprodutivo antes de se submeter aos tratamentos potencialmente gonadotóxicos1 – quimioterapia e radioterapia – para um dia mais tarde poderem concretizar o sonho de serem pais”.

“Neste estudo retrospetivo integrado 83,5% das mulheres optou por uma preservação eletiva da fertilidade e 16,5% fê-lo- por motivos oncológicos (principalmente cancro de mama). Destas mulheres aproximadamente 700 regressaram para tentar ser mães, 162 bebés nasceram fruto de preservação por motivos sociais e 25 bebés nasceram depois das mães superarem o cancro”, explica a Dra. Ana Cobo.

O IVI foi pioneiro a nível Ibérico na vitrificação de ovócitos e conta com o maior número de casos e resultados até à data. Isto permitiu que a amostra do estudo, formada por 6.332 mulheres, seja a mais ampla publicada até ao momento em trabalhos que se refiram a dados de uso, eficácia e prognóstico de esta técnica de conservação de gâmetas.

Além disso, o trabalho mostra uma clara evolução da técnica quando se realiza por motivos sociais, que em pouco mais de 10 anos aumentou 18%, passando de 2% para 22% do total de tratamentos realizados no IVI (período estudado: 2007 – 2017).

“Apesar das taxas de retorno ainda serem baixas, com cerca de um 15% na preservação social e aproximadamente 10% em oncológica, o certo é que esta técnica teve um crescimento exponencial nos últimos anos e prevemos que siga a mesma tendência nos próximos anos, pelo que exige um estudo detalhado e em profundidade das suas implicações, não só médicas, mas também sociais”, conclui a Dra. Ana Cobo.

Compartilhar nas redes sociais

twitter facebook

Compartilhar nas redes sociais

twitter facebook

CONTACTO DE IMPRENSA

  • Maria Vassalo Safont
  • Email: maria.vassalo@ivirma.com
  • Telefone: +351 218 503 210
  • Avenida Infante D. Henrique, 333 H - Esc. 1 - 9ª 1800-282 Lisboa (Portugal)

Solicite informação sem compromisso

Enviando

Obrigado,

Um dos nossos operadores, irá entrar em contacto consigo. Enquanto aguarda, pode para dar uma vista de olhos nos Fertility Days Online que preparámos com conteúdos exclusivos sobre os tratamentos de fertilidade.

Aceda aos “Fertility Days”

Especialistas em fertilidade

  • Procriação Medicamente Assistida
  • Pack Diagnóstico
  • Clínica Lisboa
  • Perguntas Frequentes

Conheça-nos

  • Informação corporative
  • Formação
  • Investigação
  • Doadores
  • Trabalhe connosco
  • Aviso Legal
  • Política de cookies
  • Política do canal de informação interno
  • Canal de informação interno
  • Compliance

Escritórios Centrais

  • Calle Colón 1, 4ª planta, 46004 Valencia. España.
  • logo
  • logo
  • logo
  • logo
  • logo

Carimbos de qualidade

certificado
certificado
certificado

Livro de Reclamações Digital

livro reclamacoes