Junho 30, 2016

10º aniversário IVI Lisboa com 9.000 tratamentos de procriação medicamente assistida realizados e mais de 2.00 bebés nascidos

LISBOA, 16 DE JUNHO DE 2016
• Um dos marcos desta trajetória é a criação do primeiro laboratório de fecundação in vitro, a nível privado e nacional, exclusivo para seropositivos
• O ano do aniversário fica marcado pelo lançamento do programa de preservação de fertilidade gratuito para doentes oncológicos
No ano em que o IVI Lisboa faz 10 anos, a clínica de procriação medicamente assistida (PMA) faz um balanço da sua atividade. “Realizamos mais de 9.000 tratamentos de PMA, um número alcançado graças à confiança que os nossos pacientes depositaram em nós e que nos ajudou a crescer ano após ano. Hoje são mais de 2.000 bebés que nasceram com a ajuda dos profissionais do IVI Lisboa, uma equipa focada em prestar o melhor atendimento possível aos casais que nos procuram, não só em termos de desenvolvimento técnico do serviço prestado, mas de apoiar em todos os aspetos que fazem parte deste processo: fazê-los sentir entendidos e criar todas as condições para que tudo corra da melhor forma possível”, comenta Sérgio Soares, diretor do IVI Lisboa.
Um dos marcos mais importantes da trajetória do IVI Lisboa foi a criação em 2013 do primeiro laboratório de fecundação in vitro, a nível privado e nacional, exclusivo para seropositivos com uma taxa de gravidez de xyz. Desde então já foram realizados xx tratamentos dos quais resultaram yy gestações. Em Portugal são diagnosticados cerca de 3 novos casos de HIV por dia. “Graças à evolução das técnicas de PMA é possível os seropositivos terem filhos livres desta doença, o que é um esperança para casais onde um dos membros é portador da doença”, reforça o diretor do IVI Lisboa.
O ano do nosso 10º aniversário fica marcado pelo lançamento do programa de preservação de fertilidade gratuito para doentes oncológicos, dirigido a homens e mulheres, criado no âmbito da responsabilidade social da clínica. O programa inclui: primeira consulta, 100% de desconto no tratamento e 3 consultas de psicologia no decorrer do tratamento. Para apoiar a divulgação deste programa, o Dr. Sérgio Soares comenta: “O IVI Lisboa está a fazer um trabalho de sensibilização junto da classe médica. A maioria das pessoas ao receber um diagnóstico oncológico, tem outras preocupações no imediato. Cabe aos profissionais de saúde que os acompanham alertar para esta possibilidade de poder preservar o potencial reprodutivo antes dos pacientes iniciarem o tratamento oncológico”.
O 10º aniversário do IVI Lisboa fica também marcado pelo ano em que foi aprovado o alargamento da PMA a mulheres sem parceiro masculino, o que é uma excelente notícias para todas as mulheres que esperavam este dia para poder tentar realizar o sonho de ter um filho. O IVI Lisboa espera um aumento de 10% no número de primeiras consultas.
A média de idades das pacientes mantém-se ao longo destes 10 anos, 37 anos, sendo as pacientes de Inseminação Artifical as mais jovens (33 anos) e as de tratamento com ovócitos as mais velhas (39 anos). Apesar da média de idades das nossas pacientes de manter, a idade não deixa de ser a principal causa da infertilidade. Atualmente 20% dos casais tratados no IVI Lisboa recorrer à doação de ovócitos, daí a nossa necessidade de fazer camapanhas periódicas de sensibilização para a doação de óvulos.
Em termos de projeções para os próximos anos, “queremos continuamente melhorar e estar atentos a todos os aspetos que envolvem prestar uma assistência médica de excelência, tanto a nível técnico, como a nível humano. O nosso objetivo é o mesmo desde o primeiro dia fazer o melhor possível nesta área”, remata o diretor do IVI Lisboa.

CONTACTO DE IMPRENSA

  • Maria Vassalo Safont
  • Email: [email protected]
  • Telefone: +351 218 503 210
  • Avenida Infante D. Henrique, 333 H - Esc. 1 - 9ª 1800-282 Lisboa (Portugal)

DOSSIER DE IMPRENSA

Última atualização
Fevereiro 2017

Descarregar PDF

Voltar ao topoarrow_drop_up