Junho 12, 2015

Santos Populares, diversão e boa alimentação.

Santos Populares, diversão e boa alimentação.

Junho é o mês dos santos populares, com festas, arraiais e “bailaricos” um pouco por todo o país. O santo padroeiro de Lisboa é o Santo António, e o culto a este santo está associado a ritos de fertilidade, sendo tradição os jovens queimarem alcachofras para saberem do futuro dos seus amores e pedirem a sua proteção. Dada a fama de santo protetor contra todos os males e também a de ser casamenteiro, os poderes públicos instituíram, a partir dos anos 50, a tradição das Noivas de Santo António. Mas, o principal destas festas são as Marchas Populares, que representam os diversos bairros lisboetas. Este acontecimento leva milhares de espetadores à Avenida da Liberdade, principal artéria da cidade de Lisboa, e a festa só acaba nos arraiais preparados nos mais típicos bairros de Lisboa, em especial em Alfama e na Madragoa, com muita sardinha assada e sangria.

Pois é, e é na sardinha que nos queremos focar, porque alimentar-se bem durante a gravidez muitas vezes parece ser uma tarefa complicada, especialmente porque há informações contraditórias a respeito do que faz bem ou mal ao desenvolvimento do bebé. Uma coisa é certa, a sardinha é sem dúvida um dos alimentos mais importantes a serem consumidos no período de uma gravidez.

Peixe abundante e de baixo custo nas feiras e mercados de todo o país, a sardinha conta com proteínas completas e de alto valor biológico, ferro, fósforo, magnésio, vitaminas A, B, D, E e K.

Apresenta ainda uma elevada quantidade de de ómega-3, cujo efeito é proteger o corpo contra doenças cardiovasculares. O famoso ómega-3 — uma gordura poli-insaturada — diminui os triglicérides e o colesterol total do sangue, baixando como consequência o colesterol mau (LDL) e aumentando o bom (HDL).

Para aproveitar ao máximo todos os benefícios da sardinha, a forma de preparação é fundamental, e o ideal é preparar sardinhas assadas ou cozidas.

Outra coisa a ser evitada é comprar sardinhas enlatadas, em conserva tanto em óleo como em tomate, porque, nesse formato, possuem alto índice de sódio e podem aumentar a pressão arterial.

E porque estamos na época dela, aproveitem os Santos Populares para se divertirem e comerem bem e saudável.

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