Abril 20, 2015

Sabes quando estás a ovular?

Sabes quando estás a ovular?

São muitas as mulheres que desconhecem o seu ciclo menstrual e não sabem quando ovulam. Desta forma, quando procuram engravidar espontaneamente, algumas, deparam-se com dificuldades para eleger o melhor momento. Ainda que haja métodos como as ecografias ginecológicas, análises ao sangue ou medições da temperatura corporal e muco cervical, que podem ajudar-te a situar as fases do teu ciclo menstrual, a melhor técnica para reconhecer o momento de maior fertilidade, baseia-se no conhecimento que tens sobre o teu ciclo menstrual.

Por isso, deves saber a duração completa dos ciclos e contar 14 dias. Se, por exemplo, os ciclos de uma mulher duram 30 dias, o dia da ovulação será aproximadamente num dia 16; se tem ciclos a cada 24 dias, ovulará num dia 10 de ciclo, e assim com cada uma das durações do ciclo. Para que uma mulher engravide, o ideal é ter relações no dia da ovulação e todos os dias que o rodeiam. Há calculadoras de ovulação que te podem ajudar a situares o ciclo.

Além disso, há outras opções para reconhecer os dias em que a mulher é mais fértil, como a realização de ecografias no ginecologista e análises ao sangue para detetar a hormona que produz a ovulação ou ainda mediante métodos mais simples, ainda que menos fiáveis, como a medição e análise da temperatura do corpo, e as características do muco cervical (segregado pelo colo do útero e chave na identificação do momento de maior fertilidade).

No entanto, para assegurar que vais ovular, existem também medicamentos, tanto em forma de pastilhas como de injeção, que devem ser sempre administrados sob controlo médico, porque podem existir alguns riscos.

Solicite a sua primeira consulta:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Voltar ao topoarrow_drop_up