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Regresso à rotina: como voltar ao trabalho depois das férias sem stress

Regresso à rotina

Voltar ao trabalho e depois das férias pode representar ser um momento de ansiedade, tristeza e irritabilidade. Para evitar o cansaço e a tristeza associados ao regresso à rotina siga os conselhos que temos para si.

Ficar triste, com falta de apetite, alterações do sono e irritabilidade são alguns sintomas típicos da “depressão pós-férias”. Há formas de passar por cima disto e regressar de forma mais tranquila.

7 Dicas para voltar ao trabalho sem stress

Planear

1. Planear o regresso ao trabalho, é tão importante como planear as suas férias! Sempre que possível, deve delegar algumas tarefas em colegas para não deixar que o trabalho se acumule demasiado. Este acumular de trabalho causa ansiedade na maioria das pessoas.

2. Se o plano de férias por viajar para fora de casa, evite voltar no dia anterior. Se regressar um ou dois dias antes pode organizar a casa com calma. Assim regressa ao trabalho com a sensação que a rotina já começa a fazer parte do seu dia a dia.

3. Ainda em férias quando começar a ter a tendência de fazer a contagem decrescente para o regresso ao trabalho, pense e repita uma afirmação positiva que o faça sentir bem.

4. Leve algo que simbolize as suas férias para casa ou mesmo para o escritório, se tiver essa oportunidade. A ideia é quando começar a sentir-se mais cansado da rotina, olhar para o símbolo escolhido e pensar no momento bom que passou. Pode por exemplo, ser uma pedra ou uma concha que encontrou numa caminhada pela praia. Na sua secretária esse elemento da natureza pode funcionar como um pesa-papéis.

Regresso à rotina

5. Nas férias geralmente saímos da nossa rotina e tendemos a fazer as refeições e a ir dormir mais tarde. Uns dias antes de voltar ao trabalho, comece gradualmente a “entrar” nos seus horários para a adaptação não ser tão brusca.

6. Quando voltar ao trabalho não queira fazer tudo ao mesmo tempo. Priorize as tarefas. Não queira fazer logo tudo porque esteve ausente. Isso é algo que sobrecarga e anula os benefícios das férias.

7. Este ano tente ter um novo objetivo e faça-o pelo menos uma vez por semana: combine algo depois do trabalho, pratique exercício, faça um curso de culinária, aprenda a fotografar. Deve reservar um tempo na sua agenda para fazer algo que lhe dê prazer, o descontraí-a, o faça “viajar” por momentos.

Por aí algum truque infalível para o regresso à rotina?

 

 

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