Solicite informações ou consulta

O seu peso afeta a fertilidade?

O peso afeta a fertilidade

Na consulta de fertilidade é comum ser abordada a questão do peso. Os médicos recomendam às pacientes que têm quilos a mais na hora de subir à balança, fazer dieta para perder peso. Não há dúvidas que ter o peso adequado ajuda a aumentar as possibilidades de engravidar.

As estatísticas mostram que a perda de peso moderada tem impacto na fertilidade. No entanto, não são apenas as mulheres que devem estar em forma na hora de pensar na gravidez. Os estudos também evidenciam que o excesso de peso nos homens afeta a conceção.  E isto porque produzem espermatozoides em menor quantidade e com menos qualidade.

Por sabermos que a consulta de fertilidade, geralmente marca o início de uma caminhada até ao sonho, e que a maioria dos casais ainda se estão a familiarizar com a temática, compilámos um conjunto de dicas para os ajudar a ter hábitos de vida mais saudáveis.

Dicas para perder peso

Ter consciência que uma boa rotina alimentar implica adquirir novos hábitos e que provavelmente num primeiro momento será necessário abdicar de alguns alimentos e bebidas.

Organize a sua despensa. Se tinha o hábito de ter em casa alimentos menos saudáveis: bolachas, doces, batatas fritas ou outros alimentos processados é hora de os substituir por escolhas mais saudáveis. Prefira a fruta, os legumes, as barras de cereais, os frutos secos.

Elabore menus semanais isso vai ajudar a gerir as compras, a planear as refeições e consequentemente evitar os impulsos de entrar na cozinha e comer mal e fora de horas.

Quando se sentar para fazer as suas refeições faço-o de forma tranquila e consciente. Coma sem pressas, saboreei a comida, mastigue pelo menos 10 vezes os alimentos. Vai notar que ao fim de algum tempo sentirá menos necessidade de comer grandes quantidades de comida.

Por último, a infertilidade é vivenciada com alguma tristeza e frustração. Não é incomum ter tendência de se refugiar na comida e/ou nos doces. Evite-os. Tome consciência que está triste. Pense que a consulta de psicologia poderia ajudar a aprender estratégias para lidar com esses sentimentos, e procure a nossa equipa. Interiorize a importância que tem para si um bebé e que para realizar o seu sonho terá que ter controle nos seus impulsos.

Se a gestão do peso é algo difícil para si, saiba que não é a única a passar por isso. Peça ajuda. Consultar um nutricionista pode ajudar a traçar objetivos, a ter um plano alimentar feito à sua medida e para a maioria das pessoas a supervisão ajuda a ter maior compromisso com a perda de peso.

Força. Foque-se no seu objetivo.

Compartilhar Facebook Twitter Google +