Novembro 5, 2015

IVI revela relação genética da mãe em gravidez com ovócito doado

IVI revela relação genética da mãe em gravidez com ovócito doado

Um estudo da Fundação IVI, que foi publicado recentemente na revista científica Development, escreve uma nova linha na história mundial da reprodução humana assistida ao comprovar pela primeira vez a relação genética entre a gestante e o embrião, inclusive para gravidez com ovócito doado. Estamos orgulhosos de trazer esta boa notícia a milhares de casais que realizam o sonho de ter filhos com a ajuda do programa de doação de ovócitos, notícia que é acompanhada de perspetivas positivas, para que no futuro se encontrem formas de evitar doenças e tendências que passam da gestante para o bebé durante a gravidez, como a diabetes ou a obesidade, por exemplo.

Os cientistas responsáveis pela descoberta, doutores Felipe Vilella e Carlos Simón, identificaram que o endométrio, que é o tecido da parte interna do útero onde se fixa o embrião, exerce influência e modifica o genoma, ou seja, o código genético do futuro bebé, inclusive quando o embrião é gerado a partir de um ovócito de uma dadora em tratamento de Fecundação in Vitro.

“Já suspeitávamos do intercâmbio genético entre gestante e embrião, pela coincidência de algumas características físicas entre mães de filhos gerados com a ajuda de tratamentos de reprodução humana com ovócito doado, bem como pela incidência de doenças dessas crianças relacionadas com condições da mãe gestante como obesidade e diabetes tipo II”, explica o Dr. Felipe Vilella.

A comunicação entre o endométrio e o embrião pode resultar na ativação ou inibição de funções específicas, o que abre caminho para os investigadores encontrarem a transmissão de patologias da gestante ao bebé como a diabetes ou obesidade. Esta informação é valiosa para que no futuro se consiga impedir a transmissão de doenças que aconteçam devido à informação que chega ao embrião através do endométrio da gestante.

Solicite a sua primeira consulta:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Voltar ao topoarrow_drop_up