Solicite informações ou consulta

Ideias para relaxar enquanto tenta engravidar

092917_blog

Quando um casal decide tentar engravidar, poderá desencadear alguma ansiedade associada a questão da tentativa, será que vamos conseguir? Quando? Estará tudo bem? Alguns casais sentem-se inclusivamente nervosos. Isto torna-se especialmente real quando estão a tentar engravidar há já algum tempo e não conseguem. No entanto, é extremamente importante relaxar e gerir o stress durante o período em que está a tentar engravidar. Tanto pela saúde do casal como pela própria relação que deve mais do que nunca estar fortalecida.

O facto dos casais serem aconselhados a fazer um estilo de vida mais saudável por favorecer a gravidez por vezes confunde-se com a ideia de que é preciso evitar alguns momentos da vida social, como seja sair à noite ou estar com o amigos. É uma falsa perceção. Não se deve isolar. Lá por estar a tentar engravidar não quer dizer que não existam programas para si. Queremos dar-lhe algumas ideias para relaxar e se sentir mais feliz.

Ideias para relaxar enquanto tenta engravidar

Um encontro a dois

Lembra-se quando no início da relação tinha “borboletas” na barriga quando saia para um programa com o seu companheiro? Recupere essa emoção e recrie alguns desses momentos. Um jantar num restaurante onde já tenham passado um ótimo momento, uma viagem a uma cidade de sonho, um passeio, uma ida a uma exposição podem ser alguns pretextos para passarem mais tempo juntos e descomprimirem.

 

Marque um dia de SPA

É natural quando um casal está focado numa determinada área da sua vida por vezes descurar as outras. Deve contrariar esta tendência e não se esquecer que também é importante dedicar tempo a si e ao seu corpo. Passar um dia no SPA pode ser uma alternativa bastante zen e uma forma de relaxar e de carregar baterias.

Respirar, meditar, alongar

Estar constantemente preocupada faz com que as tensões se acumulem no corpo. Respirar é uma ótima forma de relaxar e promover um período de serenidade. Pois enquanto faz exercícios de respiração está focada única e exclusivamente na respiração. Dificilmente conseguirá pensar noutra coisa.

Partilhar e pedir ajuda

Este ponto é mais a pensar em quem está a tentar engravidar através de PMA. É muito comum os casais em tratamento de fertilidade se isolarem e ficarem muito centrados no objetivo de ter um bebé. O medo de se sentirem pressionados ou julgados pela família e amigos faz com que tendam a guardar esta questão dentro de casa. Escutar quem gosta de nós e ter uma boa rede de suporte é importante. A unidade de psicologia do IVI pode apoiar e ajudá-la a definir estratégias da melhor forma de partilhar estas questões relacionadas com o tratamento e a forma como lida com ele.

Compartilhar Facebook Twitter Google +