Solicite informação sem compromisso

Família: mês de voltar à rotina

Regresso às aulas

Setembro é o mês de voltar à rotina e de projetar novos desafios. Nas casas onde há crianças este período é marcado pelo  regresso às aulas, um momento significativo e partilhado por toda a família. A nossa psicóloga Filipa Santos, partilha algumas sugestões para melhorar a transição no regresso às aulas.

A atitude dos pais

Esta temática é pertinente em setembro, mas também ao longo de todo o ano. Quantas vezes ouvimos queixas ao domingo por no dia seguinte ter de regressar ao trabalho?
Uma das formas de aprendizagem das crianças é a imitação. As crianças captam as queixas e a insatisfação diária dos adultos em relação ao trabalho. De facto trabalhar todos os dias, pode ser desgastante. Mas devemos também enfatizar alguma satisfação. Valorize algo que tenha obtido por trabalhar ou algo interessante que tenha ocorrido e partilhe com a família. Se as crianças acharem graça a um episódio do dia dos pais no trabalho, percebem que, apesar do esforço, o trabalho compensa. Os pais são uma referência muito importante em certas idades. E por vezes reforçam comportamentos e formas de pensar e sentir aos filhos sem dar conta.

Envolver as crianças na organização do seu material escolar e do seu quarto

É importante que as crianças participem na organização do material escolar e que aprendam a preparar a mochila com o que necessitam para as aulas. Da mesma forma, é positivo que se envolvam também na organização dos seus quartos e zonas de estudo.

Dar informação prévia sobre o novo ano letivo

Tal como acontece aos adultos quando mudam de departamento, de colegas ou de chefe, as crianças também sentem inquietação com a aproximação do novo ano letivo. Para ajudá-los devemos conversar sobre a nova etapa no colégio, evitando muitos detalhes ou juízos de valor.

Recordar algum momento divertido no ano letivo anterior

É muito positivo valorizar alguma situação ou experiência que tenha marcado positivamente a criança. Pode ajudar ter contacto prévio com algum amigo ou visitar as instalações da escola antes do inicio do novo ano escolar.

Estrear algo novo no regresso às aulas 

Sem cair no consumismo supérfluo é positivo que a criança estreie algum material escolar. Uma mochila, uma caixa de lápis, algo simples, mas que a criança goste.

Recuperar as rotinas uns dias antes do regresso às aulas

É recomendável recomeçar as rotinas e os horários do período escolar uns dias antes do inicio do regresso às aulas, deste modo, não são tão bruscas as alterações nos primeiros dias de aulas.

A intuição dos pais

Ninguém conhece tão bem as crianças como os próprios pais. Os profissionais podem dar alguns conselhos práticos para ajudar um pouco, mas os pais devem seguir a sua intuição e fazer o que acreditam ser melhor para os filhos.

Transmitir alegria e tranquilidade às crianças

Retomar a rotina pode gerar alguma ansiedade a toda a família. Mas os adultos podem ajudar as crianças a suavizar esse sentimento de instabilidade. Transmita alegria e tranquilidade. Mostrem-se entusiasmados com o novo período que vai iniciar. Progetem e partilhem objetivos. Fomentem a vontade de recomeçar, de fazer mais e melhor!

O valor das palavras

Lamentavelmente nos últimos anos tornou-se moda a expressão: “Depressão pós-férias”, que implica uma conotação muito negativa. De um modo geral, voltamos de férias de verão com boa aparência, alguns até voltam bronzeados, aproveitámos a natureza, vivemos bons momentos com amigos e família, pusemos a leitura em dia, descansámos. Porque não trocar a expressão “depressão pós-férias”, pelo título da canção “Meu querido mês de agosto”! Esta sim, está mais conotada com os bons momentos vividos no verão.

A forma como encararmos o nosso dia a dia e o narramos aos nossos filhos é fundamental para a forma como eles próprios vão entender e organizar as suas vivências. Esperamos que as nossas dicas para voltar à rotina sejam úteis.

Se tiver alguma dúvida, deixe-nos o seu comentário para a Psicóloga o ajudar.

Compartilhar Facebook Twitter Google +