Estimados pacientes, Portugal tem conseguido gerir de modo admirável a pandemia do COVID-19, que tanto alterou as nossas vidas. Mas é preciso perceber que essa gestão não é só de curto prazo, nós temos que aprender a conviver com a nova realidade, no mínimo, ao longo dos próximos meses.
É importante ter presente que o gradual e responsável resgate do nosso dia a dia não se dará nos moldes prévios a tudo isso que ocorreu: terá como condição básica a incorporação, à nossa rotina, de cuidados que nos permitam recuperar alguma liberdade de movimento para as nossas atividades prioritárias, mantendo a segurança individual e coletiva.
Protocolo de conduta
Com esse intuito, o IVI Lisboa tem já elaborado e implementado um rigoroso PROTOCOLO DE CONDUTA, protocolo esse que impôs adaptações do nosso espaço físico e o estabelecimento de práticas que envolvem tanto os nossos pacientes como a equipa de profissionais da clínica.
Afortunadamente, para a consecução desse objetivo, reunimos valiosas características:
- Somos um Centro Médico que não está inserido nas instalações de um hospital/clínica geral;
- As nossas instalações encontram-se situadas num edifício não-residencial;
- Dispomos de estacionamento próprio, do qual se chega à clínica sem a utilização de elevadores;
- Dispomos de um pátio exterior exclusivo com mais de 300m2, contíguo à receção da clínica;
- A clínica tem uma área de mais de 1.300m2, que propicia as adaptações necessárias;
- A nossa equipa de profissionais está 100% comprometida com a viabilização do seu atendimento, nas melhores condições, sem renunciar à máxima segurança.
Agradecemos a vossa paciência e compreensão: quanto mais cuidadosos e vigilantes formos, mais liberdade de movimento teremos.
Pedimos que estejam atentos às seguintes instruções:
No dia da consulta no IVI:
Se têm tido: tosse, febre ou dificuldade respiratória, ao longo dos últimos 14 dias, não devem vir à clínica. Tão-pouco o devem fazer, se tiveram contacto direto com alguém com diagnóstico ou suspeita de Covid-19, em igual período. Em ambos os casos, contactem-nos por telefone para saberem como proceder.
Se não têm os sintomas acima descritos, aconselhamos que, na vinda à clínica, estejam atentos aos seguintes pontos:
- Sejam pontuais, mas não cheguem com muita antecedência;
- Evitem vir com acompanhante. Se tal não for possível, considerem a opção de, durante a permanência na clínica, o acompanhante aguardar no pátio exterior;
- É obrigatório o uso de máscara no interior da clínica e é da responsabilidade de quem nos visita trazer a sua própria máscara. Recomendamos que a mesma tenha sido colocada no próprio dia e no caso de ser reutilizável deve estar dentro da validade.
- Ao entrarem na clínica devem desinfetar as mãos com uma solução antisséptica de base alcoólica.
- Mantenham a distância mínima de 1,5 metros das outras pessoas;
- Aquando da vossa identificação na receção, respeitem a distância delimitada pela faixa de segurança;
- Na sala de espera, aguardem a chamada mantendo a distância mínima de 1,5 metros em relação às outras pessoas (todas as poltronas da sala de espera se encontram, umas das outras, a uma distância superior a essa);
- Para vossa segurança, os profissionais do IVI estarão a usar máscaras;
- Pedimos que efetue os seus pagamentos com cartão para evitar o manuseamento de dinheiro;
- À saída da clínica poderão desinfetar novamente as mãos com solução alcoólica.
Com as medidas acima enumeradas, podem estar tranquilos em relação à vossa segurança dentro da clínica. É importante que no vosso dia a dia, inclusive em casa, mantenham os cuidados na minimização do risco da transmissão do vírus. O IVI Lisboa está a trabalhar na viabilização da sistematização de um teste para o Covid-19,a ser realizado aos pacientes no decurso do tratamento.
Se tiverem alguma dúvida, estamos deste lado para vos ajudar. Basta escreverem-nos pelos comentários aqui do blog e nós respondemos.
Esperamos por si!
Comentários estão fechados.