Setembro 1, 2016

Enfermeira Catarina Sousa certificada pela ESHRE

Certificação ESHRE Enfª Catarina Sousa

A certificação pela ESHRE (European Society of Human Reproduction and Embryology), oferece a oportunidade aos enfermeiros, com interesse em saúde reprodutiva, de validarem as suas competências e experiência profissional. Este ano a nossa Enfermeira Catarina Sousa “conquistou” esta certificação. Entrevistámos a Enfª Catarina para ficar a perceber melhor todo o que é preciso e o que significou para ela obter esta certificação.

Mais valia e requistos para obter a certificação ESHRE

  1. Qual a mais valia para os enfermeiros?

Os Enfermeiros que atuam na área da reprodução humana assistida têm amplas responsabilidades nas clínicas de fertilidade. Assim, o reconhecimento formal do seu conhecimento especializado e das suas competências é agora possível através da certificação pela ESHRE. Ao estabelecer critérios de elevados padrões profissionais, o programa de certificação também irá aumentar a qualidade dos cuidados de saúde prestados por enfermeiros que trabalham em unidades de fertilidade.
2. Quem se pode candidatar e quais os requisitos?

Para se candidatar o candidato deve cumprir os seguintes requisitos:
– Ser membro da ESHRE
– Ter um Licenciatura em Enfermagem
– Possuir três anos de experiência clínica como enfermeiro de reprodução assistida
– Apresentar um diário de bordo completo (concluído em um prazo máximo de dois anos) com as competências técnicas adquiridas

O exame

3. Como é feita a preparação para o exame?

Anualmente é disponibilizada pela ESHRE, uma lista de leitura “obrigatória” para os candidatos estudarem para o exame do ano seguinte. O exame é composto por 100 questões de escolha múltipla em língua inglesa, sendo que o candidato deverá acertar em 66 para conseguir a certificação.
4. Onde decorre o exame?

Todos os anos, a ESHRE realiza a sua reunião anual num país diferente. Além de exames nas diversas áreas (Enfermagem, Embriologia, Cirurgia Endoscópica), são realizadas inúmeras conferências sobre os mais diversos temas na área da reprodução assistida. Em 2015, a reunião anual teve lugar em Lisboa, este ano em Helsínquia (onde conquistei a minha certificação) e para o ano realizar-se-á em Genebra de 2 a 5 de julho.

Significado pessoal

5. O que significou para ti obter esta qualificação. Acreditas que te permitirá prestar um melhor atendimento /cuidado ao paciente?

Sendo a ESHRE um dos organismos mais importantes ao nível da reprodução assistida, a obtenção da certificação foi um desafio que aceitei de imediato. Significou abdicar de muitas horas de lazer pessoal em prol de um árduo estudo mas tudo valeu a pena! Foi uma experiência que jamais esquecerei. Primeiro por star num país diferente, com milhares de pessoas que trabalham na mesma área que eu. Depois realizar o exame numa sala com mais de 200 pessoas dá uma adrenalina indiscritível! Esta certificação traduz superação, competência, conhecimento científico e distinção. Valores que o IVI sempre me passou ao logo dos já 7 anos que cá trabalho. Sem dúvida que os conhecimentos que obtive através do intenso estudo e investimento científico que fiz, me farão Cuidar melhor dos nossos clientes.

A ESHRE iniciou o programa de certificação para enfermeiros em 2015 e atualmente o IVI Lisboa conta já com 2 enfermeiras certificadas o que denota um interesse e amor à profissão presente na nossa equipa de Enfermagem. Em 2017 contamos que mais colegas se juntem a nós!

 

Solicite a sua primeira consulta:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Voltar ao topoarrow_drop_up