- Tudo cheira demasiado: A maioria das mulheres grávidas tem a sensação que os sentidos do olfato e paladar estão alterados. As alterações hormonais (aumento acelerado do estrogénio) poderá ser o responsável por esta sensação de odor intenso, que em muitas ocasiões, levam a sentir repulsa por determinados alimentos ou odores, e a sentir náuseas e enjoos que perturbam o quotidiano.
- Vontade constante de urinar: A correria para a casa de banho acentua-se com a gravidez. Por um lado os rins aumentam a sua atividade, e por outro, o útero ao crescer comprime a bexiga e diminui a sua capacidade. Como reflexo sente-se vontade de urinar, e muitas vezes são apenas umas gotas. Ocorre desde as primeiras semanas de gravidez e não são raras as mulheres que passam a noite numa correria até à casa de banho.
- Dormir, sono, sono, sono: Uma parte das mulheres grávidas o único pensamento que tem na mente é dormir a toda a hora. Sentem-se cansadas e qualquer oportunidade se torna perfeita para fazer uma sesta. Esta sensação de cansaço e sono tem uma justificação. O corpo está a trabalhar sem parar para acolher o bebé que ao longo de 9 meses se vai desenvolver e crescer no ventre da mãe. Todo este processo pode dar a sensação de exaustão.
- Peito sensível: Geralmente antes da menstruação, o peito incha e endurece. Com a gravidez este inchaço parece não desaparecer e inclusivamente torna-se mais intenso. Muitas mulheres queixam-se que sentem o peito mais sensível e que o simples facto de estar em contacto com a roupa interior causa incomodo. É comum o crescimento do peito, e algumas mulheres a meio da gravidez aumentam o tamanho do soutien.
- Atraso na menstruação: Apesar de parecer ser um sintoma óbvio, acaba por não o ser, quando as mulheres se focam demasiado na ideia de engravidar e esse stress acaba por afetar o funcionamento normal do ciclo de ovulação. Para evitar desperdiçar dinheiro em múltiplos testes de gravidez, aconselha-se realizar o teste, apenas 7 dias depois da falta do período. Se der negativo, pode ter falhado, se der positivo, parabéns está grávida.
Recordamos que mesmo que os sinais pareçam óbvios, e que até sinta mais do que um, nada substitui a fiabilidade de uma análise de gravidez.
Quando suspeitar que pode estar grávida consulte o seu médico, que melhor que ninguém a vai orientar nos passos que deve seguir.
Comentários estão fechados.