Há momentos em que os tratamentos de procriação medicamente assistida se tornam prolongados e aborrecidos. Os casais passam por muitas emoções e situações que lhes levam a questionar sobre a verdadeira vontade e capacidade enquanto casal para enfrentar o processo para ter um filho. A maioria consegue o que tanto sonhou e engravida. Partilhamos uma lista de conselhos para ajudar a não desanimar durante o tratamento de procriação assistida.
- Aceitem a situação: em determinados casos a tão esperada e desejada gravidez demora mais do que seria desejável. Aceitem com naturalidade as emoções e sentimentos que podem surgir e não se culpabilizem por isso.
- Dediquem-se a outros aspetos da vida pessoal: não deixem para trás outros projetos e programas que lhes fazem sentir bem.
- Pensamento positivo e cabeça focada no objetivo. Afastem o pessimismo e encarem o vosso sonho com um sorriso.
- Apoiem-se enquanto casal: cuidarem emocionalmente um do outro é fundamental para não abandonarem o tratamento. Isto implica saber ouvir, ser tolerante e compreensivo.
- Procurem acompanhamento psicológico: está provado que o apoio psicológico melhora o estado emocional dos casais em tratamento, traduzindo-se numa menor taxa de abandono.
O caminho constrói-se todos os dias, e é natural que possam surgir algumas “pedras” pelo trajeto. Nessas situações centrem-se no nosso sonho e unam forças. O tão esperado dia vai chegar.
Comentários estão fechados.