Nos dias de hoje as mulheres tendem a adiar a maternidade. As duas causas mais referidas e que justificam esta tendência são: a necessidade de organizar a vida pessoal e/ou profissional. Só depois de sentirem que estão alcançados estes dois objetivos, é que decidem que é a altura ideal para engravidar. O que muitas vezes fica esquecido é que a fertilidade não dura para sempre, e que é necessário saber identificar os sintomas da menopausa. Em média, a mulher deixa de ter a menstruação por completo aos 51 anos. No entanto, 2-10 anos antes aparecem os primeiros sintomas da pré-menopausa.
Para que possa planear melhor a maternidade, vamos explicar-lhe de que forma a menopausa afeta a sua fertilidade.
A relação entre a idade e a infertilidade
A mulher nasce com uma quantidade determinada de óvulos, cerca de 1-2 milhões. Esta quantidade diminui ao longo da vida, em cada ciclo menstrual. Sabe-se que ao entrar na menopausa a mulher tem aproximadamente 100 óvulos. A diminuição da quantidade e da qualidade dos óvulos afeta a fertilidade e diminui a probabilidade de gerar um filho saudável. Isto sucede antes que iniciem os sintomas da pré-menopausa.
Quando começa a menopausa, a probabilidade de uma gravidez espontânea é menor
As mulheres, menores de 35 anos, têm cerca de 25% de probabilidade de engravidarem de forma espontânea em cada ciclo. Porém, com o passar do tempo, o potencial reprodutivo decresce acentuadamente. Aos 40 anos, quando a menopausa geralmente começa, a probabilidade de gravidez é menor a 10% cada mês. Consequentemente na menopausa, a forma de engravidar é através de tratamentos de procriação medicamente assistida com óvulos doados.
A menopausa pode aparecer antes do tempo
Na maioria das mulheres a menopausa ocorre entre os 45-55 anos. No entanto, sabe-se, que 1 em cada 100 mulheres pode tê-la antes dos 40 anos. Resultado de uma menopausa precoce ou insuficiência ovárica. De uma forma geral a menopausa começa antes da mulher notar algum sintoma ou pense que tem algum problema para engravidar. Os principais sintomas para a menopausa precoce são os mais comuns da menopausa: ciclos irregulares, ciclos mais ou menos intensos. Apesar de não se conhecer a causa médica para esta situação, parece que os fatores genéticos, maus hábitos (fumar, IMC elevado) e doenças autoimunes, podem contribuir para o seu aparecimento.
Fazer tratamento de fertilidade na menopausa
À medida que a idade da mãe vai sendo mais elevada, a quantidade e qualidade dos óvulos diminui. Esta é a principal razão para recomendarmos que as mulheres preservem o seu potencial reprodutivo até aos 35 anos.
Se a mulher não optou por preservar a sua fertilidade o tratamento com óvulos doados é o mais indicado para mulheres em pré-menopausa. É um procedimento em que a mulher recorre a óvulos de uma dadora que serão fecundados com o sémen do companheiro ou de um dador (se necessário) ou no caso das mulheres solteiras e dos casais de mulheres. Os embriões gerados em laboratório, são depois transferidos para o útero materno. O tratamento com óvulos doados é uma opção para as mulheres em pré-menopausa poderem concretizar o desejo de terem um filho.
Mulheres solteiras e casais de mulheres
Nos últimos 5 anos, 346 mulheres recorreram ao IVI Espanha para engravidar. A média de idades foi de 39 anos.
A partir de agora com o recente alargamento da lei da PMA todas as mulheres passam a ter acesso aos tratamentos de fertilidade em Portugal. Provavelmente algumas das mulheres solteiras ou casais de mulheres que esperaram por este momento para realizar o desejo de ter um filho, já pode estar em pré-menopausa ou menopausa. No IVI estamos disponíveis para as orientar e tentar encontrar a melhor solução para estes casos.
2 comentários
Bom dia
Estiver a ler o vossa site, eu ja estive na IVI, na qual fiz 2 tratamentos , infelizmente sem resultado positivio , gostaria de tentar outra vez ,quero marcar uma consulta apartir do dia 10 Abril,
Obrigada
Sonia
Tenho 47 anos e gostaria de engravidar.
É possível com meus óvulos ou tenho que necessariamente recorrer à doação?