GUÍA DE ENDOMETRIOSIS
En esta guía encontrarás las claves para conocer la enfermedad y cómo IVI puede ayudarte.
Esperamos que te ayude a resolver todas las dudas relacionadas con esta enfermedad ginecológica que afecta a millones de mujeres en todo el mundo.
A endomtriose atinge aproximadamente 10% das mulheres em idade fértil e os sintomas afetam de forma dramática a qualidade de vida destas pacientes. Na maioria dos casos é feito um diagnóstico tardio doença, devido à falta de informação e à ausência de unidades específicas, o que tem implicações negativas a nível psicológico e social uma vez que estas mulheres se sentem incompreendidas.
No IVI queremos ajudar estas doentes no diagnóstico e tratamento desta doença e procurar que se sintam ouvidas e apoiadas a todo o momento.
Para isso, nesta Unidade, é efetuado um estudo individualizado da doença e do seu estadio através da realização de vários testes diagnósticos, tratamento de todos os sintomas e problemas relacionados com a endometriose e seguimento da doença para evitar a sua possível progressão.
A endometriose é uma doença ginecológica crónica de origem desconhecida que se caracteriza pela presença de endométrio fora da cavidade endometrial. A sua localização mais frequente são os ovários embora possa afetar outros orgãos. Manifesta-se sobretudo pela dor pélvica crónica e ou durante a menstruação que em algumas circunstâncias é incapacitante.
Os principais sintomas que devem fazer suspeitar da presença de endometriose são:
Outros sintomas que podem estar presentes nestas doentes são: a hemorragia ao urinar ou evacuar, a fadiga e a hemorragia durante as relações sexuais e alteração do humor.
A endometriose profunda é a forma mais grave de afeção desta doença e aquela que se associa aos sintomas mais incapacitantes. Na maioria destas doentes o tratamento cirúrgico é o indicado e consiste na recessão das lesões endometriais nas suas diferentes localizações obtendo-se uma melhoria dos sintomas de dor, com a consequentemente melhoria na qualidade de vida destas doentes.
A cirurgia de endometriose é uma cirurgia complexa. Para a sua realização é necessário uma equipa multidisciplinar (ginecologista, cirurgião geral, urologista, enfermeira e anestesista), especializada em laparoscopia avançada, que consiga oferecer um tratamento completo às mulheres com esta patologia. No IVI dispomos desta equipa e estamos preparados para melhorar a vida destas doentes.
Entre 20-25% de mulheres com endometriose sofrem de esterilidade ou infertilidade. Muitas destas pacientes vão necesitar de realizar um tratamento de reprodução assistida para conseguir realizar o seu sonho de serem mães.
Tanto a dor, nas suas diferentes manifestações, como a esterilidade-infertilidade, deterioram de forma dramática a qualidade de vida destas mulheres afetando a sua esfera pessoal e laboral e criando situações de ansiedade e stress pelo que necessitam de ajuda profissional. Nas diferentes clínicas IVI dispomos de Unidades de Psicologia que têm como objetivo aumentar a qualidade de vida oferecendo às nossas doentes o apoio psicológico em paralelo com o tratamento desta doença nos seus diferentes aspetos. Este apoio psicológico é sobretudo útil nas mulheres com endometriose e dor que realizem um tratamento cirúrgico ou uma técnica de reprodução assistida.